Ações Sociais

• /
  • Ações Sociais

Franco pela Comunidade

O voluntariado no ambiente escolar enriquece a sociedade, que recebe, em troca, cidadãos mais empáticos e conscientes, com valores internos aprimorados e solidificados. Famílias inteiras se reciclam por meio de novos conceitos, como a solidariedade, a cidadania e o olhar horizontal.

Trabalho alinhado com propósitos da UNESCO

Além de desenvolver competências socioemocionais, não só no contexto escolar, e estar de acordo com os propósitos da Educação para o século XXI (conforme proposta da UNESCO), a realização de projetos e ações sociais e o estímulo ao voluntariado estão diretamente ligados aos objetivos trazidos pela BNCC.

Projetos sociais desde os primeiros anos da Educação Infantil

Ao longo dos anos, foram diversas as iniciativas sugeridas pelo corpo docente para o crescimento e estímulo dos nossos alunos, que nos trouxeram parcerias valiosas no sentido de engrandecerem o nosso trabalho de educadores.
Desde os primeiros anos da Educação Infantil, os alunos são integrados em projetos sociais, dinâmicas em grupo, palestras, debates e atividades de campo, em que são trabalhados conteúdos e valores, tais como:

Relações entre si

Autoconhecimento

Autonomia

Amor ao próximo

Respeito à diversidade

Além disso, a partir do Ensino Fundamental I, os alunos participam de atividades de integração nas creches Obra Social Cristo Redentor e Creche Sant’Anna.

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS

Parceria com o Reffetorio Gastromotiva

Destacamos a parceria com a Gastromotiva, que tem o objetivo de contribuir
com a luta contra o desperdício de alimentos, a má nutrição e a exclusão social. Diversos alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de visitar o Reffetorio
Gastromotiva e aprenderam o real significado da cidadania, que vai muito além de direitos e deveres.

Parceria com o Basquete Cruzada

Há mais de 20 anos, o Basquete Cruzada leva esporte, cultura e entretenimento para mais de 150 crianças e adolescentes da comunidade da Cruzada São Sebastião, no Leblon e adjacências, e a ONG é uma das parceiras do Franco.

Estamos arrecadando doações de alimentos não-perecíveis para a ONG, que serão destinados aos moradores da comunidade da Cruzada São Sebastião.

A ação visa promover o exercício da cidadania e reduzir a situação de vulnerabilidade social à qual eles estão expostos. Com a Pandemia de Covid-19, o Basquete Cruzada vem focando os seus esforços em atender a comunidade com a entrega de itens de higiene básica e de cestas básicas, além de desenvolver um trabalho de conscientização sobre o coronavírus.

Mais ações:

Unimos forças com o Projeto Ruas, Centro Social Cristo Redentor, ações de coleta e doação para o RioSolidário e Vidiga na Social, ABBR e Rio EcoPets, entre outras muitas que ficaram nos corações de todos os envolvidos da nossa Comunidade Escolar: pais, alunos, professores e colaboradores.