Comunicação Não-Violenta

Em parceria com a “Coletiva Mentes” o Franco está promovendo curso sobre Comunicação Não-Violenta.

A Coletivamente se dedica à criação de soluções colaborativas que ativam a cooperação e colocam a inteligência coletiva à serviço do grupo, comunidade, organização/instituição.

Sobre o curso:

Estamos por todo o tempo em relação. Mesmo quando a sós, temos a presença do outro em nosso coração, num pensamento, em um objeto ou mesmo na ação na qual estamos envolvidos. E nossa relação se configura nas nossas ações e falas, por isso a forma como nos comunicamos é tão importante para cuidar da qualidade das relações que mantemos conosco, com a outra pessoa, o grupo e a comunidade, sejam essas pessoas do nosso núcleo familiar, pessoal ou profissional. A comunicação consciente é um caminho para nos relacionarmos de forma mais aberta e clara, em conexão verdadeira e amorosa, reconhecendo a si e as outras pessoas com humanidade.

Nesta oficina, ativamos esta habilidade de comunicação a partir da Comunicação Não-Violenta (CNV), uma abordagem que nos ajuda a reformular a forma como nos expressamos e ouvimos a nós mesmos e as pessoas, em quatro passos simples e potentes: observação, sentimentos, necessidades e pedidos. 
 Percorremos esse caminho trilhando práticas colaborativas (Pedagogia da Cooperação) que nos ajudam a cocriar, num ambiente de diálogo e de práticas que acessam a inteligência coletiva, e usufruindo de saberes vindos da psicologia.

Os encontros possuem o propósito de reunir pessoas interessadas em desenvolver uma Comunicação consciente, expressar-se honestamente e relacionar-se com empatia.

Programação do Curso

• Encontro 1 – 05/05/21 – Uma percepção ampliada do que é violência e a observação como ponto de partida;
• Encontro 2 – 12/05/21 – Da observação a apropriação dos sentimentos;
• Encontro 3 – 19/05/21 – As necessidades em foco;
• Encontro 4 – 26/05/21 – O caminho para pedidos que conectam.

Horário: 19h00 às 21h00
Plataforma: zoom
AULAS AO VIVO!
Público: a partir de 18 anos
Turma: máximo 25 alunos

Investimento do curso: R$ 126 por pessoa

Sobre as facilitadoras

CARLA ALBUQUERQUE – Carioca, mãe, montanhista e eternamente estudante, comecei meu aprendizado formal na Engenharia, passando pela Produção, Marketing e Administração, enquanto ampliava meu conhecimento experienciando e atuando em cargos de gestão. Até que identifiquei na Colaboração meu jeito de contribuir para o mundo e, em 2017, me especializei em Pedagogia da Cooperação e iniciei minha jornada por abordagens colaborativas, passando por cursos, vivenciando projetos e nutrindo ambientes de cocriação. Tendo mais recentemente, co-organizado o livro “Pedagogia da Cooperação – por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer”, 2020.
Na focalização de Coletivamentes e como colaboradora do Projeto Cooperação, sigo me dedicando a projetos que me encantam, a partir de práticas colaborativas para o desenvolvimento humano e empresarial na geração de soluções Mestranda em Sociologia Política pelo IUPERJ-UCAM. Certificação em Product Owner pela Scrum Alliance.

CRISTINA CANTERGIANI – Paranaense, mãe, praticante de yoga e eterna estudante de Vedanta.
Possuo profundo interesse pelas interações humanas e pelas possibilidades transformações que torne o mundo possível para todos.
Focalizadora de Coletivamentes, Arquiteta, Psicóloga, pós-graduada em Fenomenológica Existencial e em Pedagoga da Cooperação, com formação em Design em Sustentabilidade pelo Gaia Education, facilito oficinas de prática de Comunicação Não-Violenta e projetos baseados em design colaborativo.

Notícias recentes

Open chat