Comunicação Não-Violenta

Estarmos atentos aos nossos pensamentos e julgamentos, no sentido de atingir uma real expressão dos sentimentos e necessidades que estão por trás deles, demonstra ser uma habilidade que ajuda a lidar com incômodos que possam eventualmente se transformar em conflitos. A Comunicação Não-Violenta (CNV), uma abordagem sistematizada pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, na década de 70, baseia-se em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas, ajudando-nos a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos o outro.

Ou seja, nossas palavras, ao invés de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando. À medida que a CNV substitui velhos padrões de defesa, recuo ou ataque, vamos percebendo a nós e aos outros, assim como nossas intenções e relacionamentos através de um enfoque novo. O processo da CNV pressupõe o estudo e compreensão dos seus quatro elementos: observação, sentimentos, necessidades e pedido. Primeiramente, observamos o que está de fato acontecendo numa situação; em seguida, identificamos como nos sentimos ao observar aquela ação, depois  reconhecemos quais de nossas necessidades estão ligadas aos sentimentos e, uma vez tendo consciência desses três componentes, usamos a CNV para expressar claramente como estamos e, ainda, elaboramos um pedido que atenda a esta necessidade.

O objetivo é estabelecer um fluxo de comunicação dos dois lados, até a compaixão se manifestar naturalmente.

Programação do Curso

• Encontro 1 – 08/09/20 – Observação: a forma mais elevada de inteligência humana
• Encontro 2 – 15/09/20 – Identificando e expressando sentimentos
• Encontro 3 – 22/09/20 – Necessidades humanas universais
• Encontro 4 – 29/09/20 – Fazendo pedidos conscientes

Plataforma: zoom
Público: adulto
Turma: máximo 20 alunos

Valor do curso: R$ 241 por pessoa

Facilitadora

Bianca Erthal – Designer de colaboração. Advogada Colaborativa membro do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, da Organización Latinoamericana de Derecho Colaborativo e do Global Collaborative Law Council. Mediadora de Conflitos certificada pelo ICFML. Coordenadora da Pós Graduação em Mediação e Solução de Conflitos do Integra Educação Avançada em parceria com o IUPERJ. Coordenadora da Comissão de Mediação e Métodos Consensuais da OAB/RJ. Especialização em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas pela Universidade Paulista. Mestranda em Sociologia Política pelo IUPERJ-UCAM. Certificação em Product Owner pela Scrum Alliance.

Contato: https://biancaerthal.com.br

Notícias recentes