Franco contra o coronavírus

• Franco contra o coronavírus

Todos juntos para achatar a curva de contágio. Restez chez vous, prenez soin de vous et de vos proches!

Nós acreditamos no distanciamento social como medida efetiva para o controle da COVID-19. Por isso, desenvolvemos estratégias e táticas para manter o desenvolvimento dos nossos alunos a distância com ajuda da tecnologia. Enquanto for necessário, pedimos que continuem em casa com suas famílias. #TodosJuntosLFB

Orientações

Através de circulares divulgadas por e-mail e pelo aplicativo escolar, a Coordenação envia o quadro de horário das aulas online. As transmissões das aulas estão sendo realizadas, desde o dia 30/03, para todos os segmentos de ensino, pelo aplicativo do Google Meet. O link de acesso a cada uma das aulas está sendo informado no aplicativo escolar e no e-mail. Nas aulas, são discutidas as tarefas disponibilizadas pelos professores no aplicativo. Neste momento, mais do que nunca, é importante que cada aluno seja responsável por suas tarefas. As dúvidas estão sendo tiradas pelos alunos no bate-papo da sala online.

Não deixe de usar a tecnologia a nosso favor e fazer o download do aplicativo do Colégio Franco-Brasileiro e do Google Meet. Caso o aluno use computador para assistir às aulas, não há necessidade de fazer o download do aplicativo Google Meet. E lembre-se: se você ainda tem dúvidas de como proceder, use o nosso número de Whatsapp para falar diretamente conosco (21) 3235-2050 ou e-mail: comunicacao@liceufranco.g12.br

Para os alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio também estamos trabalhando com a plataforma Google Classroom. Desenvolvida para ajudar os professores a criar e receber tarefas sem usar papel, a plataforma inclui recursos que poupam tempo, como a possibilidade de fazer uma cópia de um Documento Google automaticamente para cada aluno.

Confira alguns benefícios:

Poupa tempo: Um fluxo simples e digital permite que os professores criem, corrijam e pontuem tarefas rapidamente em um só lugar.

Melhora a organização: Os alunos podem ver todas as tarefas em uma página específica, e todos os materiais didáticos são arquivados automaticamente em pastas no Google Drive.

Melhora a comunicação: O Google Sala de aula permite que os professores enviem comunicados e iniciem discussões em sala de aula instantaneamente. Os alunos podem compartilhar recursos com colegas e responder a perguntas nos fóruns de discussão.

A plataforma é intuitiva, fácil de usar e funciona em qualquer dispositivo.

Para seguir firme com os estudos em casa, é importante criar uma rotina e ter definido um local de estudos. Aproveite para organizar também seu material para o ensino a distância. Utilizar um computador de mesa para assistir às aulas pode garantir sua atenção à matéria. Lembre-se de que ele precisa ter uma câmera de vídeo conectada e que é importante ter fones de ouvido com microfone para poder tirar suas dúvidas. Os fones vão ajudar na imersão em aula e concentração.

Aproveite os intervalos para tirar dúvidas com os colegas de turma. Para potencializar o seu estudo, procure por materiais extras para trazer novas perspectivas para esse momento. Compartilhe com seus professores e amigos boas práticas online.

O momento que vivemos é de transformação dos nossos hábitos. Veja as principais medidas para evitar o contágio:

• Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
  • Evite aglomerações.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhe objetos pessoais.

Crianças podem ser assintomáticas; por isso, é preciso evitar a exposição fora do isolamento de casa:

• Não chame amigos e coleguinhas de escola para visitas em casa. Uma boa alternativa são os jogos online que permitem múltiplos jogadores e faça videoconferências;
  • Não saia para parquinho, playground ou para qualquer outra atividade externa;
  • Mantenha crianças distantes dos idosos que estiverem em casa para evitar contágios.

Os sintomas mais comuns são febre e tosse ou dificuldade para respirar. Se você está com sintomas de gripe, fique em casa por 14 dias e siga as orientações do Ministério da Saúde para o isolamento domiciliar. Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.

Acesse a cartilha com mais orientações feitas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde lançou um app Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o novo Corona Vírus COVID-19. O aplicativo conta com as seguintes funcionalidades:

• Informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção e etc;
  • Mapa indicando unidades de saúde próximas;
  • Em caso de suspeita de infecção, o cidadão pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do Corona, e em caso positivo, será instruído e encaminhado para a unidade de saúde básica mais próxima;
  • Área de notícias oficial do Ministério da Saúde com foco no coronavírus.

Você encontra o aplicativo desenvolvido pelo SUS para iOS e Android.