Diversidade

Franco pela Diversidade

O Colégio Franco-Brasileiro sempre esteve presente nos eventos culturais, sociais e educacionais da cidade do Rio de Janeiro. Acreditamos que a criação e ampliação de oportunidades educacionais são fatores-chave na promoção da igualdade para todos. Pensando nisso, criamos o Comitê de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de propor discussões e políticas internas sobre questões relativas às temáticas das relações étnico-raciais, gênero, sexualidade, pessoas com deficiência e voluntariado. A iniciativa busca intensificar a reflexão acerca desses temas a partir de perspectivas diversas: sociocultural, histórica, educacional e política.

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTEGRAIS

O Colégio Franco-Brasileiro mantém, desde 2004, um programa permanente de bolsas de estudo integrais no Ensino Médio para alunos de baixa renda. Já participaram 565 estudantes, com todas as despesas cobertas, de material e uniforme a passeios e viagens ao exterior. Em 2020, são 48 alunos matriculados no Ensino Médio que participam do programa.

Semana da Diversidade

Com o intuito de fortalecer o desenvolvimento pessoal dos nossos alunos, em 2020, Colégio Franco-Brasileiro promoveu duas Semanas da Diversidade.
Com temas como gordofobia, a visão social da matemática, literatura afro-brasileira, oficinas de música com o corpo, literatura hispano-americana, representatividade, monumentos históricos de personagens controversos, empatia e antirracismo, a semana foi bastante elogiada por pais e alunos, que nos agradeceram pela inclusão de pautas tão importantes em uma semana específica, o que ajudou a chamar mais a atenção para os temas.

Outras ações

Além da semana temática, contratamos de um canal de denúncias externo, estamos atualizando nosso Regimento Interno em relação a questões de diversidade e contratamos uma consultoria especializada em igualdade racial, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), para promover o aprofundamento, para professores e alunos, do trabalho que sempre foi feito contra o racismo, a discriminação e o preconceito.