Sobre o Franco

• Sobre o Franco

História

O Lycée Français foi fundado na Rua do Catete, no dia 13 de novembro de 1915, pelo professor Alexandre Brigole, num esforço conjugado de franceses e brasileiros, com a finalidade de instituir um estabelecimento escolar que cultivasse a aproximação entre os dois países, França e Brasil. Em 1918, constituiu-se como Sociedade Anônima Lycée Français. Em 1922, estabeleceu-se em prédio próprio, construído para esse fim, na Rua das Laranjeiras 13-15, num projeto do arquiteto francês Gabriel Marmorat. Até 1925, foi praticamente a única escola francesa laica no país; já no ano de 1943, transformou-se em Liceu Franco-Brasileiro Sociedade Anônima.

O Colégio Franco-Brasileiro sempre esteve presente nos eventos culturais, sociais e educacionais da cidade do Rio de Janeiro. À época de sua fundação, formou uma rede de sociabilidade que apontava para encontros franco-brasileiros da intelectualidade carioca, incluindo professores diretamente ligados à nossa escola.

Desde o início, atendia a ambos os sexos, estimulando o estudo da língua e da cultura francesa, desde o jardim de infância até as últimas séries do ensino
secundário. Após dez anos de sua criação, com um ensino em que predominava a língua francesa, em 1926, ocorreu no Franco uma nova transformação: a
instituição passou a ter duas seções, uma brasileira e outra francesa, com programas e currículos próprios, mantendo-se os cursos de língua e cultura
estrangeira.

Ao longo dos anos, o Colégio atendeu às famílias que buscavam dar a seus filhos uma educação francesa, que fizesse parte do dia a dia. O modelo de duas seções de ensino perdurou até o ano de 1984, quando a seção francesa deixou a sociedade e foi criado o Lycée Molière, no mesmo bairro. Já como Colégio Franco-Brasileiro, a instituição continuou seguindo as orientações do MEC e as bases curriculares nacionais, porém sem perder de vista a sua origem como escola francesa. Dessa maneira, temos, hoje, não só o ensino da língua francesa no currículo escolar, mas também uma busca de aproximação com a cultura francesa em várias outras atividades pedagógicas.

Atualmente, o Colégio Franco-Brasileiro, tendo incluído também o ensino do Inglês desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, ocupa um lugar de destaque no panorama da educação nacional e fundamenta sua proposta pedagógica em valores humanistas que dão base à construção de um ser humano solidário, crítico e voltado para a construção de uma sociedade mais justa.

O Colégio Franco-Brasileiro tem como compromisso garantir uma educação de excelência, feita de maneira global, com base em uma formação socioemocional sólida.

Linha do tempo

• 1915

É fundado o Lycée Français em 13 de novembro por Alexandre Brigole, na Rua do Catete, 351.

• 1919

A Légation Française, localizada na Rua Paissandu, torna-se a Embaixada Francesa.

• 1922

Inaugura-se o prédio na Rua das Laranjeiras nº 13 e 15.

• 1926

O Liceu Franco-Brasileiro conta com duas seções, uma brasileira e uma francesa, com programas e currículos próprios.

• 1943

Um decreto presidencial determina que, por oferecer o curso secundário completo, a instituição passa a se chamar Colégio Franco-Brasileiro.

• 1984

A Seção Francesa passa a funcionar em outro local.

• 2009

Inauguração do Centro de Memória

• HOJE

O Colégio Franco‐Brasileiro mantém o destaque conquistado no panorama da educação nacional.