Palestra: Aleksander Lacks

Aplaudido de pé por alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, no dia 20/09, o Sr. Aleksander Laks, presidente da Associação Brasileira dos Israelistas Sobreviventes da Perseguição Nazista e autor do livro: "O Sobrevivente – memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz”, emocionou o público presente.

Em mais de 2 horas, os horrores do Holocausto, narrados em 1ª pessoa, foram ouvidos por uma plateia silenciosa e atenta, que, posteriormente, assistiu a um vídeo e fez perguntas ao convidado. Por fim, uma grande fila se formou para apertar as mãos e abraçar aquele homem forte e sensível, que passou por uma das maiores atrocidades de nossa história recente.

Que o meu passado não seja o futuro de ninguém”. Essa dedicatória, escrita no livro de Laks, é um resumo daquilo que os alunos ouviram e que, com certeza, jamais será esquecido.

• 20/09/2012