Integral musical e sensorial

Integral musical e sensorial

Em outubro e novembro, os alunos do Ensino Fundamental I do Horário Integral visitaram as exposições Musica Brasilis – Rio 450 anos de música, no Galpão das Artes, Espaço Tom Jobim, e Cidade Acessível, na Casa da Ciência. A primeira exposição foi vista pelos alunos do 2º e 3º anos (dia 22/10) e pelo 4º e 5º anos (dia 28/10); a segunda, pelas crianças do 1º e 2º anos (dia 06/11) e do 3º, 4º e 5º anos (dia 11/11).

Na primeira visita, assistiram a um vídeo que resgata o repertório musical desde os tempos do descobrimento até os dias de hoje, com o funk contemporâneo. Ainda puderam acompanhar uma “linha do tempo” dos ritmos cariocas e uma mesa na qual o visitante podia compor sua própria canção.

A segunda visita foi um desafio aos sentidos! Os alunos vivenciaram situações do cotidiano que nos aproximam das pessoas portadoras de algum problema físico, como cegos, surdos, cadeirantes e também idosos. Andaram pela Cidade Acessível com venda nos olhos, abafadores de som, cadeiras de roda e pesos adicionais nos braços e pernas.

Muito motivadas, as crianças participaram com grande interesse e entusiasmo de todas as etapas das visitas, que foram um sucesso!