Culinária no Horário Integral

Culinária no Horário Integral

No Horário Integral, a nutricionista Luciana Pereira e a Coordenadora Ani Vaz sempre escolhem, para as atividades de culinária, receitas de acordo com a Proposta Pedagógica do Colégio para o ano letivo em curso. Já foram feitas “Culinária  francesa”, “Culinária africana”,”Culinária dos países da Copa” e receitas alternativas, dentre outras.

Neste ano, por causa do número crescente de crianças alérgicas ou com alguma intolerância alimentar, o tema escolhido foi “Receitas sem glúten e sem lactose”.

Restringir determinados componentes alimentares é um dos critérios fundamentais para seguir qualquer dieta. Porém, em alguns casos, a limitação é inevitável devido a reações orgânicas desagradáveis. É o que ocorre com aqueles que têm algum tipo de alergia ou intolerância alimentar, geralmente diagnosticados nos primeiros anos de vida. Por esse motivo, os pais precisam ficar alerta aos principais sintomas, no intuito de fornecer às crianças uma dieta adequada, mas sem prejuízos nutricionais. É o que tentamos passar com esse trabalho.

Acredita-se que cerca de 6% das crianças menores de três anos apresentem algum tipo de sensibilidade alimentar, principalmente em relação ao leite de vaca e ao glúten. Por isso, iniciamos o segundo semestre com a culinária “Cachorro quente de forno sem glúten e sem lactose”. Vai ser um sucesso!

Até a próxima! (Luciana Pereira – Nutricionista)