“Clean up the world” – 6º ao 9º ano EF II

No último sábado, dia 19/9, o Colégio Franco-Brasileiro, com os alunos do 6º ao 9ºano, participou do 7º “Prêmio Tatuí – o Futuro São Eles”. Os estudantes foram divididos em equipes para participar de gincana promovida pelo projeto, cuja meta foi recolher a maior quantidade possível de lixo deixado por banhistas. Após a coleta, houve pesagem do material recolhido. As premiações consideraram o maior peso e a maior quantidade de canudos, cotonetes e guimbas de cigarro.

Trata-se do evento “Clean Up The World” acontecido na praia de Copacabana, às 10h, promovido pelo Instituto Aqualung. O Dia Mundial de Limpeza ou “Clean Up The World” é, essencialmente, um evento do tipo “mãos à obra”. Tem o claro objetivo de fazer algo concreto pelo meio ambiente com resultados imediatos e locais: limpar o lixo descartado irresponsavelmente e acumulado em todos os litorais do planeta. Simboliza também a união mundial e a dedicação em prol de um mundo mais limpo, consciente e saudável para a humanidade.

As equipes de Robótica do Franco e os alunos do projeto extracurricular de robótica Líder tiveram uma participação singular: criaram robôs autônomos que representavam modelos de máquinas que auxiliam na coleta e na separação do lixo. Dentre eles, uma esteira seletora para separação do lixo, uma compactadora de copinhos de café, uma garra para coleta de sacos plásticos e latas, uma prensa de papel que apresentava um sistema de segurança que protege o operador da máquina e, ainda, uma pá peneira (pá que separa areia do micro lixo).

“É uma oportunidade poder estabelecer um diálogo consciente com esses adolescentes e jovens, algo que faz parte de uma aprendizagem significativa. Os alunos não somente participam de um ato de consciência ecológica, como também absorvem as dicas de reciclagem, gestão de resíduos e têm oportunidade de expor suas ideias e soluções sustentáveis para a melhoria das cidades.”, explica a orientadora do Franco, Kátia Abrantes.