Vanguardas Europeias - 3ª série EM

Como complemento muito importante aos conteúdos desenvolvidos pela disciplina de Literatura até essa etapa e, principalmente para que se compreenda a contribuição das vanguardas artísticas do final do século XIX e início do século XX para a fundação do conceito e da prática poética da modernidade, os alunos da 3ª série do EM assistiram, em nosso Auditório, na manhã do dia 10 de maio, a uma aula muito especial ministrada pela Profª Elaine (História da Arte).

Acompanhando as rupturas processadas pelas artes visuais, a exposição feita por ela revisitou a Antiguidade Clássica - e a criação do conceito de belo -, estabeleceu o percurso da arte ocidental até o século XX, observando, principalmente o propósito das vanguardas de integrar a arte à vida, da qual não se separa. De fato, mostrou que a arte está nas ruas, no cotidiano da vida em sociedade e não somentre nas academias ou nos museus.

Os alunos puderam ver que as vanguardas artísticas, geradas pela reação ao vibrante e assustador século XX, quebraram paradigmas e abriram caminhos para uma maior liberdade de expressão.

A importância desse encontro para a compreensão da arte e da lírica modernas é inquestionável para todos os que dele participaram.

• 16/05/2018