Franco’s Anatomy E.M

Franco’s Anatomy E.M

Buscando sempre inovar nas aulas, a equipe de Biologia da 1ª série começou, no dia 25 de junho, a aplicação de uma nova modalidade de avaliação chamada tarefa de desempenho. Segundo Wiggins e McTigue (2019), tarefas de desempenho têm múltiplas atribuições: envolvem um contexto real ou simulado, requerem que o aluno se dirija a uma audiência identificada, baseiam-se em um propósito específico, permitem maior oportunidade de personalizar a tarefa, exigem reflexão, questionamentos e tomadas de decisão através da compreensão do problema, além da criação de uma estratégia de resolução, da execução desta estratégia e da revisão da solução.

A atividade proposta consiste em um desafio investigativo no qual os alunos são instigados a atuar como profissionais de diversas áreas de saúde e desvendar casos como os dos seriados House, Grey´s anatomy ou The good doctor.

Satirizando o seriado Grey´s Anatomy, criamos o Franco’s Anatomy.

Sabemos o quanto essa geração é fã desses seriados e, por isso, pensamos que esse tipo de atividade poderia engajá-los e motivá-los ainda mais a aprender Biologia e até mesmo a seguir carreiras na área biomédica. Essa tarefa apresenta perguntas vivas! As pessoas fazem essas perguntas e as discutem fora da escola. São relevantes e ajudam os estudantes a obter uma compreensão mais sistemática e profunda daquilo que estão aprendendo.

Estimulando a busca por soluções de problemas reais, acreditamos estar incentivando-os a conhecer carreiras científicas tão necessárias ao bom desenvolvimento da sociedade, de cidadãos críticos, questionadores e independentes.