Exposição Virtual – Missão Artística Francesa

  • Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Exposição Virtual – Missão Artística Francesa
Exposição Virtual – Missão Artística Francesa
Notícias
Exposição Virtual – Missão Artística Francesa

O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram fez o relançamento da exposição virtual “Missão Artística Francesa”, em francês, na plataforma Google Arts & Culture. A iniciativa visa reforçar os laços culturais Brasil – França, que remontam a séculos atrás.

Trazida por D. João VI e chefiada pelo intelectual Joaquim Lebreton, a Missão Artística Francesa aportou no Brasil em 1816, com o objetivo de implantar o ensino oficial da arte no país.  Seus integrantes foram os pintores Nicolas Antoine Taunay e Jean Baptiste Debret, os escultores Auguste Taunay e os irmãos Marc e Zepherin Ferrez,  o gravador Charles Pradier e o arquiteto Grandjean de Montigny.

A passagem da Missão Francesa pelo Brasil deixou marcas profundas. Oxigenou o panorama artístico-cultural e instituiu o estilo neoclássico, transformando radicalmente os conceitos de produção e ensino das artes. Dentro desse contexto, a exposição apresenta um núcleo expressivo de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e medalhas que compõem o alicerce da bicentenária Coleção do MNBA e oferece ao público o contato com a primeira geração de artistas brasileiros formados por professores estrangeiros, que aqui chegaram com Lebreton.

Acesse o link da exposição virtual shorturl.at/xCKWX e confira!

prev
next