Semana da Diversidade 2020!

Semana da Diversidade 2020!
Notícias
Semana da Diversidade 2020!

O Colégio Franco-Brasileiro possui um trabalho sólido de combate ao preconceito e a favor da diversidade, que está intensificando com a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão, destinado a propor programa de ações e políticas de inclusão. Com o intuito de fortalecer o desenvolvimento pessoal dos nossos alunos, o Franco promoveu, em julho, a Semana da Diversidade. O evento aconteceu entre os dias 21 e 24 de julho e teve como formato diversas oficinas e palestras on-line. Direcionado para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o evento permitiu que os alunos tivessem contato com especialistas convidados para falar sobre a importância da diversidade em qualquer cultura.

Os temas variaram entre gordofobia, a visão social da matemática, literatura afro-brasileira, oficinas de música com o corpo, literatura hispano-americana, representatividade, monumentos históricos de personagens controversos, empatia e antirracismo. A semana foi bastante elogiada por pais e alunos, que agradeceram pela inclusão de pautas tão importantes em uma semana específica, o que ajudou a chamar mais a atenção para os temas.

Mais sobre a semana da Diversidade

As turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio assistiram à palestra do professor convidado Fábio da Silva Conceição, Professor de História, Especialista em Educação Antirracista – GEPEAR – UFRJ e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais – CEFET/RJ, com o tema “Nossos passos vêm de longe”. Com isso, ampliamos o diálogo sobre os conceitos relacionados às questões de raça, etnia, preconceito e desigualdade social, além de dar suporte para outros projetos que sempre se aproximam desses conceitos.

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram da roda de conversa cujo tema foi “Raça e discriminação racial” com o professor convidado, prof. Dr. Renato Noguera – Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro). Além das palestras com os professores da casa e convidados que foram oferecidas aos alunos, durante a Semana da Diversidade, o prof. Dr. Renato Noguera também foi convidado para um bate papo com o corpo docente do Colégio. Ele aprofundou os temas do ABC da Raça, apontando caminhos de trabalhos para o cotidiano.

Clique e confira a programação completa da Semana da Diversidade

Dando prosseguimento à proposta, no mês de agosto iniciaremos um trabalho voltado para os alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, assim como para os professores do Ensino Fundamental II e Médio, em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), uma organização sem fins lucrativos, signatária do Pacto Global da ONU e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. Será oferecido um curso EAD, cujo tema é ABC da Raça.

Sobre o Curso:

EAD – ABC da Raça

O que é?

É a reunião de termos e conceitos relacionados na questão racial de maneira didática. O curso descreve e faz refletir sobre termos e aplicações práticas como cor, raça, racismo, etnia, estereótipos, interseccionalidades, colorismo, microagressões e pautas como o estatuto da igualdade racial e o pacto pela inclusão racial do MPT como ferramentas essenciais e legais para o combate do racismo institucional no mundo corporativo.

CONTEÚDOS:

O que é cor, raça e etnia?

O que é racismo?

O mito da democracia racial e o racismo no Brasil;

Raça e suas intersecções no mercado de trabalho;

Racismo e Linguagem;

Cotas Raciais;

Estereótipos e Vieses Inconscientes;

Diversidade, Inclusão e Igualdade Racial.

O letramento para relações étnico-raciais é fundamental no entendimento de como a sociedade funciona. Falar sobre cada terminologia possibilita uma aproximação da temática racial e uma percepção de como as relações sociais são estruturadas.


OUTRAS AÇÕES:

Além da semana temática, estamos finalizando a contratação de um canal de denúncias externo, atualizando nosso Regimento Interno em relação a questões de diversidade e contratamos uma consultoria especializada em igualdade racial para promover o aprofundamento, para professores e alunos, do trabalho que sempre foi feito contra o racismo, a discriminação e o preconceito.

prev
next