FrancoDroid é classificada para 2ª fase do Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19

• /
  • /
Notícias

No mês de julho, nossos alunos da equipe de robótica FrancoDroid participaram do “Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19”. Ao todo 39 equipes foram selecionadas para a segunda fase, devido aos empates técnicos, e a FrancoDroid está dentro desta seleção.

O Torneio tem como objetivo criar uma solução que atue na área de prevenção, contágio ou diagnóstico da doença. Dessa forma, o time resolveu abordar a temática das maçanetas e puxadores de portas, intermediários na disseminação do vírus entre pessoas contaminadas e sãs. Os alunos desenvolveram o EPPE (Empurra a Porta com o PÉ), que possibilita que portas, com algum tipo de resistência, seja por peso ou por empregarem molas, sejam abertas com o mínimo de esforço e utilizando os pés.

O EPPE possibilita que uma porta que, antes precisava ser puxada, possa agora ser empurrada, graças à sua parte protuberante, valendo-se da geometria para simplificar o movimento. Em síntese, ele beneficia pessoas com mobilidade e/ou equilíbrio reduzidos, além de prevenir a contaminação, já que dispensa o uso das mãos. É ideal para portarias, elevadores e lugares com grande fluxo de pessoas no geral. Vale ressaltar que também pode ser instalado em portas de correr e nas comuns.

Para a segunda fase do Torneio, os alunos irão detalhar o projeto, que será avaliado com relação à pesquisa, criatividade e inovação, além de empreendedorismo e impacto social.