Projeto de Storytelling no Fundamental I

Projeto de Storytelling no Fundamental I

Iniciamos, no Ensino Fundamental I, o projeto sobre o tema Storytelling ou narrativa, que é a habilidade de contar histórias de maneira relevante e diferenciada, na qual recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras.

Sabemos que 2020 foi um ano difícil e de isolamento social para todos. Ainda vivemos um momento muito delicado e, desse modo, pretendemos, com o projeto, ampliar a construção das narrativas, envolvendo alunos, professores e famílias: é a voz e os seus sentimentos dos narradores o que importa, além do incentivo à produção, pelas crianças, de histórias com enredo, personagens e cenários.

Fazem parte do projeto as entrevistas e rodas de conversas, trabalhando temas sobre as competências socioemocionais ou livres. Como convidados, alguns familiares dos alunos compartilharam suas vivências, reproduzindo, por exemplo, histórias de medo ou alegria do tempo em que eram crianças. As famílias se colocam na idade das crianças para que elas possam contar as suas memórias de vida.

Alguns temas trabalhados:

O 1º ano convidou familiares para contar sobre a sua alfabetização. Houve um relato de uma mãe sobre sua vida no interior de Minas Gerais, em uma cidade pequena, tendo sido alfabetizada com graveto, escrevendo na terra, por falta de papel. Uma inspiradora narrativa de vida! As crianças se surpreenderam!

No 2º ano, os familiares estão resgatando as memórias de brincadeiras da infância. Relataram sobre a coletividade das brincadeiras de suas épocas, quando as crianças aprendiam a criar as próprias regras dos jogos, marcando, assim, a convivência dialogal, com o respeito à opinião de cada um.

O 3º ano iniciou o trabalho com o tema “Alegria”, no qual várias famílias também participaram. Um belo depoimento foi o de um avô que contou sobre a sua infância na África, país onde nasceu. Em seu relato, destacou a dificuldade enfrentada na sua infância, época em que morava em uma comunidade e não havia brinquedos prontos. Em sua narrativa, destacou que um certo dia juntou gravetos e papéis coloridos e fez uma pipa para brincar, surpreendendo as crianças que viviam na região. A alegria está presente em simples ações e no que temos dentro de nós, é o que se mostrou.

O 4º ano abordou o tema “Gentileza”, com a presença de familiares que contaram sobre a época da infância e relembraram as pessoas que as ajudaram a resolver problemas ou conflitos.

No 5º ano, os familiares contaram sobre a sua participação nas artes. Com que idade começaram a ter um interesse maior pela pintura e escultura, por exemplo.

Todos os relatos foram fantásticos e muito enriquecedores para alunos, familiares e professores
.
Teremos, ainda, muitas histórias para contar e conheceremos memórias afetivas de muitos outros familiares!

Já estamos ansiosos!