Uma temporada de conquistas da equipe de Robótica do Franco!
Uma temporada de conquistas da equipe de Robótica do Franco!

A temporada 2020/2021 foi de conquistas para a FrancoDroid, a equipe de Robótica do Franco-Brasileiro. Em junho, nada menos que 79 equipes dos cinco continentes disputaram o Virtual Open Invitational (VOI) de Robótica. Uma das três que representaram o Brasil na competição, a FrancoDroid foi um dos destaques, ao conquistar o 1º lugar no Design do Robô e a terceira melhor pontuação na mesa (game).

– O fim desse torneio representa o fechamento de mais um ciclo de aprendizado. Foi muita correria, mas, sem dúvidas, também bastante divertido. É muito bom saber que todo esse tempo investido é reconhecido e que, mais uma vez, a gente deu nosso melhor para representar nosso país e nossa escola, conquistando esses dois prêmios – festejou Daniel Gudin, aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Franco.

A conquista mais recente da FrancoDroid repercutiu na imprensa, em especial no Jornal O Globo. A vitória foi noticiada pelo Blog do Ancelmo Gois e, também, pelo Globo Zona Sul, nas versões on-line e impressa.

Na equipe, há um sentimento unânime de que o aprendizado nas aulas de Robótica é bastante duradouro:

– Quero fazer Engenharia da Computação, eu aprendi novas linguagens e a lógica de programação, isso vai agregar muito para minha vida profissional – conta Helena Moraes, outra integrante da equipe.

Rosângela Nezi, professora responsável pela FrancoDroid, se orgulha do amadurecimento de seus alunos, que desenvolvem conhecimentos de Matemática e Física nas aulas de robótica:

– Aqui é um momento que eles ganham de crescimento inenarrável, isso eles vão levar para a vida, muito maior do que o prémio.

Em maio, a FrancoDroid vencera a seletiva regional do Torneio First Lego League (FLL). Nas duas competições, o robô era o mesmo, batizado de Bambam, numa referência ao ex-BBB e ex-personal trainer Kleber Bambam. Isso porque o tema da temporada estava relacionado à importância dos exercícios físicos.

– É o mesmo robô do regional, porque é a mesma temporada. A gente só vai aprimorando os anexos e a programação de uma etapa para outra – comenta Gudin.

Prêmio na Califórnia em 2019

Lançada em 2009, a FrancoDroid conquistou alguns torneios internacionais desde então. O destaque foi a vitória no Global Innovation Award, em 2019, na Califórnia, que reuniu 20 equipes com as melhores pesquisas da temporada, avaliando diversos fatores. Na ocasião, os alunos do Colégio desenvolveram o CosmoCup para astronautas. Tratava-se de um coletor menstrual especial com uma membrana na parte superior que impede que o sangue se espalhe pela aeronave. O prêmio foi de 20 mil dólares, e a equipe do Franco foi a única do país a deter esta conquista. Por esse feito, ganhou o título de embaixadora de inovação do Brasil.