Uma temporada de conquistas da equipe de Robótica do Franco!

  • Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Uma temporada de conquistas da equipe de Robótica do Franco!
Uma temporada de conquistas da equipe de Robótica do Franco!
Notícias
Uma temporada de conquistas da equipe de Robótica do Franco!

A temporada 2020/2021 foi de conquistas para a FrancoDroid, a equipe de Robótica do Franco-Brasileiro. Em junho, nada menos que 79 equipes dos cinco continentes disputaram o Virtual Open Invitational (VOI) de Robótica. Uma das três que representaram o Brasil na competição, a FrancoDroid foi um dos destaques, ao conquistar o 1º lugar no Design do Robô e a terceira melhor pontuação na mesa (game).

– O fim desse torneio representa o fechamento de mais um ciclo de aprendizado. Foi muita correria, mas, sem dúvidas, também bastante divertido. É muito bom saber que todo esse tempo investido é reconhecido e que, mais uma vez, a gente deu nosso melhor para representar nosso país e nossa escola, conquistando esses dois prêmios – festejou Daniel Gudin, aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Franco.

A conquista mais recente da FrancoDroid repercutiu na imprensa, em especial no Jornal O Globo. A vitória foi noticiada pelo Blog do Ancelmo Gois e, também, pelo Globo Zona Sul, nas versões on-line e impressa.

Na equipe, há um sentimento unânime de que o aprendizado nas aulas de Robótica é bastante duradouro:

– Quero fazer Engenharia da Computação, eu aprendi novas linguagens e a lógica de programação, isso vai agregar muito para minha vida profissional – conta Helena Moraes, outra integrante da equipe.

Rosângela Nezi, professora responsável pela FrancoDroid, se orgulha do amadurecimento de seus alunos, que desenvolvem conhecimentos de Matemática e Física nas aulas de robótica:

– Aqui é um momento que eles ganham de crescimento inenarrável, isso eles vão levar para a vida, muito maior do que o prémio.

Em maio, a FrancoDroid vencera a seletiva regional do Torneio First Lego League (FLL). Nas duas competições, o robô era o mesmo, batizado de Bambam, numa referência ao ex-BBB e ex-personal trainer Kleber Bambam. Isso porque o tema da temporada estava relacionado à importância dos exercícios físicos.

– É o mesmo robô do regional, porque é a mesma temporada. A gente só vai aprimorando os anexos e a programação de uma etapa para outra – comenta Gudin.

Prêmio na Califórnia em 2019

Lançada em 2009, a FrancoDroid conquistou alguns torneios internacionais desde então. O destaque foi a vitória no Global Innovation Award, em 2019, na Califórnia, que reuniu 20 equipes com as melhores pesquisas da temporada, avaliando diversos fatores. Na ocasião, os alunos do Colégio desenvolveram o CosmoCup para astronautas. Tratava-se de um coletor menstrual especial com uma membrana na parte superior que impede que o sangue se espalhe pela aeronave. O prêmio foi de 20 mil dólares, e a equipe do Franco foi a única do país a deter esta conquista. Por esse feito, ganhou o título de embaixadora de inovação do Brasil.

prev
next
Open chat