Projeto Jovens Protagonistas

Projeto Jovens Protagonistas

Em uma perspectiva de consolidação da parceria entre a escola e as famílias, gostaríamos de convidar a comunidade a apreciar e incentivar um projeto pedagógico realizado na 1ª série do Ensino Médio ao longo do terceiro trimestre.

Nossos alunos estão desenvolvendo, a partir das aulas de Leitura e Análise de Diferentes Textos, iniciativas de ação social integradas a um trabalho interdisciplinar que visa a estimular o protagonismo jovem no âmbito das práticas cotidianas. Os grupos escolheram temáticas sociais relevantes em que gostariam de intervir para promover uma cultura de paz e para colaborar na construção de uma realidade mais justa e digna para segmentos vulneráveis de nossa população.

Nessa perspectiva, a diversidade de trabalhos demanda frentes amplas de ação, motivo pelo qual compartilhamos com todos as necessidades dos grupos, de maneira que cada membro de nossa comunidade, caso deseje envolver-se no projeto, possa colaborar para o sucesso dessa empreitada. Discriminamos, a seguir, os nomes dos projetos, suas redes sociais e as principais necessidades de arrecadação de cada grupo.

TURMA 101

• Comida para Todos – Este projeto visa a preparar refeições para pessoas em situação de rua, em parceria com o Projeto Nossa Entrega, que realizará a distribuição das quentinhas. O grupo precisa arrecadar macarrão do tipo penne ou parafuso. O perfil dos alunos no Instagram é @comidaparatodos.lfb.
  • Informação para Todos – Em parceria com o projeto anterior, este grupo pretende elaborar panfletos informativos para pessoas em situação de rua, relacionando contatos e endereços de instituições que prestam serviços úteis a essa parcela da população.
  • Ação pela Educação – Em benefício da Escola Municipal Antonia Vargas Cuquejo, o grupo pretende arrecadar papel sulfite A4, lápis HB 2 e álcool em gel para oferecer aos alunos dessa instituição perspectivas melhores de retorno às aulas presenciais. O perfil do projeto no Instagram é @acao_pela_educacao.

TURMA 102

•  Mulheres Históricas – Este grupo pretende resgatar a memória de mulheres brilhantes de diversas áreas do saber que foram historicamente silenciadas. A pesquisa do grupo está divulgada no perfil de Instagram @mulheres.historicass.
  • Clube do Bem-Estar Mental (CBEM) – Voltado à valorização da saúde mental infanto-juvenil, este projeto arrecadará roupas para jovens atendidos pela instituição parceira CAPSI Maurício de Souza. O perfil do grupo no Instagram é @cbemofc.
  • Movimento da União de Simples Artistas (M.U.S.A.) – O projeto visa a valorizar as iniciativas artísticas na formação de crianças e jovens, pretendendo realizar oficinas de arte para o público infantil e incentivar a exposição e o compartilhamento de trabalhos artísticos dos alunos do colégio. O grupo organizou o perfil @_musa_lfb_ no Instagram.

TURMA 103

• Apoio às Quatro Patas – O grupo apoiará a adoção responsável de animais abandonados, pretendendo arrecadar ração para cães e gatos e jornal em benefício do Projeto Aconchego Animal. O projeto tem perfil no Instagram: @apoio4patas.
  •  Longa Vida – O projeto se debruça sobre a questão do envelhecimento com dignidade, visando à arrecadação de fraldas geriátricas, papel higiênico, desinfetante e detergente para uma instituição parceira. O perfil do Instagram @_projetolongavida apresenta mais informações sobre a ação do grupo.
  • La Vie – O grupo vai confeccionar ecobags estampadas para estimular o uso dessas bolsas, que são ecologicamente responsáveis. O objetivo é vender esses produtos para arrecadar fundos para uma instituição parceira. O perfil do grupo no Instagram é @projeto.lavie.

TURMA 104

• Esquadrão Vermelho – Visando a combater o problema da pobreza menstrual, em especial, no contexto pandêmico que estamos vivendo, o grupo pretende arrecadar absorventes e máscaras cirúrgicas descartáveis para distribuir kits de higiene para pessoas em situação de rua por intermédio de uma instituição parceira. O perfil do projeto no Instagram é @esquadrao.vermelho.
  • Coletores Heroicos do Óleo (CHO) – O projeto visa a providenciar o descarte adequado de óleo de cozinha usado, reduzindo os danos ao meio ambiente. Os alunos pretendem, portanto, coletar esse óleo de cozinha usado, devidamente armazenado em garrafas PET, para destiná-lo a uma empresa parceira. O grupo também criou o perfil @projeto_c.h.o no Instagram.
  • Unidos contra o Abuso Doméstico (UCAD) – O grupo vai enviar cartas acolhedoras para as vítimas de violência doméstica atendidas pela Casa Abrigo Lar da Mulher. A comunidade está convidada a contribuir com escritos sensíveis, enviando os textos para o e-mail somostodosucad@gmail.com. O perfil do projeto no Instagram é @todos_ucad.

Os grupos das turmas 101 e 102 receberão as doações de 25/10 a 27/10; já a campanha das turmas 103 e 104 ocorrerá de 28/10 a 30/10. Haverá, durante toda a semana, caixas na entrada do colégio para organizar os itens recebidos. Além da participação direta com a doação dos produtos solicitados, a divulgação dos projetos e o engajamento nas redes contribuem para o sucesso do trabalho. Nesse sentido, ressaltamos que toda ajuda oferecida pela comunidade será acolhida com muita alegria pelos nossos alunos e pela equipe de professores envolvidos.

Por isso, agradecemos, desde já, a participação de todos no projeto.