Passeio de Barco pela Bahia de Guanabara
Passeio de Barco pela Bahia de Guanabara

No dia 15/07, realizamos uma atividade de campo das disciplinas

Biologia e Francês, com um grupo de alunos do 8o ano do EFII ao 2o ano do EM, em razão da participação no concurso FrancEcolab.

O FrancEcolab Brasil é um projeto da Embaixada da França no Brasil que visa conscientizar jovens brasileiros e brasileiras sobre o desafio ambiental de proteger rios e oceanos.

Os alunos do EFII participantes do concurso devem apresentar em vídeo/uma reportagem sobre uma espécie em extinção no Brasil e imaginar uma solução para protegê-la, enquanto o foco no EM é debater a questão “Por que proteger a biodiversidade?”, ilustrando o argumento com uma espécie que vive no Brasil e apresentando seu nicho ecológico e as consequências de seu desaparecimento.

Escolhemos o boto-cinza como a nossa espécie focal para o EFII e o grupo do EM está se aprofundando no caso da tartaruga-verde.

O objetivo da atividade marítima pela Baía de Guanabara foi proporcionar aos estudantes mais contato com esse ecossistema, entendendo também a história para levantarem hipóteses sobre o que está acontecendo com as espécies que lá habitam.