Projetos e Eventos

  • Home
  • /
  • Projetos e Eventos

Franco na França

O Franco-Brasileiro oferece a seus alunos a oportunidade de uma viagem de estudos a Paris. Além do aprimoramento do conhecimento do idioma, o aluno é estimulado a viver a cidade como um parisiense. Uma experiência inesquecível e uma grande contribuição ao enriquecimento de seu currículo!

Miniempresa

Projeto desenvolvido em parceria com a ONG Junior Achievement e o apoio da empresa Ipiranga, visando preparar os nossos jovens para a vida profissional, de modo a lhes proporcionar a experiência de uma organização empresarial, no que diz respeito à produção e comercialização de um produto obtido de maneira sustentável.

Fête de la Musique

Trata-se de um evento anual que abrange os dois turnos, nos diferentes segmentos de ensino. A exemplo do costume francês, que marca com festividades musicais o início do verão no continente europeu, o Franco também celebra a chegada do inverno com sua “Festa da Música”, que traz para o público, formado por funcionários, professores e alunos em geral, números de canto e dança solo ou em conjunto que todos apreciam muito! Os talentos revelados e a alegria que contagia o espetáculo são responsáveis por essa tradição de nossa escola!

Ações sociais

Compreendendo os segmentos escolares dos dois turnos, manhã e tarde, o Colégio, através de seus professores, alunos e responsáveis, vem desenvolvendo, há alguns anos, projetos sociais junto a entidades (creches, lares, ong’s etc, situados nos vários bairros e em comunidades) de assistência a menores, idosos e outros necessitados, bem como os de cunho ecológico. Tais projetos são implementados junto à programação dos eventos pedagógicos anuais e também separadamente, sempre com o apoio de toda a comunidade escolar.

Beatles Day

Atividade focada na língua inglesa e inspirada na Beatleweek, que acontece há mais de 30 anos, na última semana de agosto, em Liverpool, a cidade natal da banda. Para isso, reproduzimos cenários como a famosa faixa de Abbey Road, placas de rua como Penny Lane, o mandala “Imagine” do Central Park, em Nova Iorque, o Yellow Submarine, além de músicas de todas as fases da banda tocadas no recreio. Há a exibição de clipes e atividades interativas que permitem aos alunos a imersão na língua enquanto vivenciam as músicas dos Beatles.

Semana da informação profissional

Destinada à orientação dos alunos sobre as várias carreiras referentes à formação superior existentes no mercado, a “Semana”, que acontece anualmente no Colégio, envolve alunos do 9° ano do EF II à 3ª série do EM. Ela consiste em um conjunto de atividades, tais como exposição do quadro de cursos oferecidos pelas universidades, encontro com ex-alunos e escuta de suas experiências, depoimento de professores da casa sobre sua escolha profissional, palestra de professores de instituições de ensino superior e de profissionais atuantes no mercado, oficinas diversas coordenadas por professores do Colégio e por muitos convidados. Tudo isso visando à melhor conscientização quanto à decisão de nossos jovens sobre o seu futuro, nos estudos superiores e carreira. Trata-se de uma “Semana” bastante dinâmica, na qual a interação enriquece a formação dos alunos, agregando experiência e conhecimento.

Sábados com a família

Evento realizado duas vezes ao ano com o intuito de garantir ainda mais a aproximação entre Escola e Família. Do Maternal I ao 5° ano, passando pelo Integral, os trabalhos realizados pelas crianças são apresentados para os responsáveis e, durante o evento, ocorrem várias atividades para integrar Famílias e Escola.

Semana da Francofonia

A Semana da Francofonia é um evento anual que acontece no mundo inteiro de 20 a 24 de março. O seu objetivo é divulgar as culturas dos países que têm em comum a língua francesa. E o Colégio, como partilha o francês, organiza exposições e participa dos concursos oferecidos pelo Consulado francês.

Concurso de Poesia/Contos/Crônicas

Atividade anual que envolve o Ensino Fundamental I (poemas em francês e português) e o Ensino Fundamental II e Médio (poesia/conto/crônica) com premiação aos primeiros colocados realizada em novembro, como parte das comemorações do aniversário do Franco.

Escola Aberta

Realizada em duas edições, uma no primeiro e a outra no segundo semestre, essa iniciativa promove um diálogo importante entre professores e responsáveis visando ao melhor desempenho acadêmico e à satisfatória integração escolar do aluno.

Festa Junina

Com festividades distribuídas em vários dias no período anterior ao recesso escolar de julho, esse evento, que se compõe de danças, brincadeiras, jogos, boa comida e agradáveis encontros, celebra a tradição popular de nosso país de forma criativa e alegre, reunindo a comunidade escolar.

Mostra do Conhecimento

Uma atividade que se realiza anualmente, alternando-se entre os temas das áreas biomédicas e exatas e os da área de letras e humanas, que se revezam a cada ano. Desenvolvida com os alunos do 6° ano do EF II à 2ª série do EM., ela acontece geralmente no mês de outubro, com a participação dos estudantes e seus professores. Trabalhos competentes e criativos são expostos nas salas e pátios, muitos deles de caráter prático, visando à experiência interativa.

Projeto Tatuí

Trata-se de uma gincana ecológica, com entrega de prêmios aos primeiros colocados, desenvolvida anualmente, desde 2009, no mês de setembro. O Franco-Brasileiro, representado por alunos, professores e membros da Equipe Pedagógica do turno da manhã, participa com turmas de alguns anos/séries, ao lado de outras instituições de ensino e sempre em parceria com o Instituto Aqualung, de uma coleta de microlixo na Praia de Copacabana, geralmente em frente ao Marriott Hotel.

Olimpíada de Matemática

No Ensino Fundamental I (turno da tarde), os alunos do 1° ao 5° ano participam dessa atividade, cuja culminância tem lugar na cerimônia de premiação, que conta com a presença dos responsáveis, por ocasião do aniversário do Colégio, em novembro. De cada ano, destacam-se os três primeiros lugares que recebem seus prêmios ao lado dos vencedores do Concurso de Poesia.
Já no turno da manhã, os alunos do 6° ano do EFII à 3ª série do EM participam de diversas competições que se realizam no Colégio, internamente, e também externamente, tais como a regional OMERJ, a nacional OBMEP e a internacional, Canguru e Matemática sem Fronteiras. Obtêm premiações importantes, desde menções honrosas até medalhas de ouro.

Robótica

O Projeto de robótica vai muito além de princípios físicos e matemáticos. Ele também trabalha com ferramentas como o desenvolvimento da criatividade, da ação em equipe, da pesquisa e análise. Assim, os alunos são sempre estimulados a refletir sobre o conhecimento adquirido e como aprimorá-lo. A partir de tempos semanais na sala de robótica, a escola consegue encadear múltiplas habilidades, o que é essencial para a formação de um bom profissional e de um cidadão consciente.

De posse das metas que enfatizam uma formação técnica mais geral, esse trabalho interdisciplinar, que, além das áreas mencionadas acima desenvolve conceitos de muitas outras – eletrônica, informática, mecânica, telecomunicações, ecologia, ética, arquitetura etc. – promove a participação dos alunos em eventos científicos e tecnológicos de âmbito local, regional, nacional e internacional. O preparo cuidadoso feito cotidianamente visa ainda à aplicação de projetos na educação e na vida social.

GLOBAL INNOVATION AWARD 2019
1º LUGAR

FLL OPEN INTERNATIONAL LEBANON 2019 (CHAMPIONS AWARD)
2º LUGAR

FLL OPEN INTERNATIONAL LEBANON 2019 (DESEMPENHO DO ROBÔ)
3º LUGAR

Abrir chat
Precisa de ajuda?