O objetivo principal do Ensino Fundamental é proporcionar aos alunos uma formação básica, com conteúdos essenciais, para sedimentar atitudes e valores compatíveis com a realidade social.
Diversos componentes curriculares enriquecem a rotina escolar, caracterizada por horários definidos, proporcionando aos alunos a oportunidade de estabelecer relações e obter consequente crescimento e organização em sua vida acadêmica: Informática, Laboratório de Ciências, Orientação Educacional, Música, Artes, Redação, Teatro e...
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Ensino Fundamental II
O objetivo principal do Ensino Fundamental é proporcionar aos alunos uma formação básica, com conteúdos essenciais, para sedimentar atitudes e valores compatíveis com a realidade social.
Diversos componentes curriculares enriquecem a rotina escolar, caracterizada por horários definidos, proporcionando aos alunos a oportunidade de estabelecer relações e obter consequente crescimento e organização em sua vida acadêmica: Informática, Laboratório de Ciências, Orientação Educacional, Música, Artes, Redação, Teatro e Educação Física.
A avaliação no Ensino Fundamental também é contínua, feita através de variadas formas, dependendo da série e da disciplina (testes, provas, trabalhos etc.). É formalizada trimestralmente através de boletim.
O aluno que obtiver, nos três trimestres, um somatório igual ou superior a 210 pontos será aprovado automaticamente, desde que sua frequência seja igual ou superior a 75%.
Há, ainda, a possibilidade de Verificação Geral e Recuperação.
Enriquecimento curricular:
- Apresentações de dança;
- Biblioteca com consulta à Internet;
- “Concurso de Poesia e Crônica”;
- Eleição/atuação dos representantes de turma;
- Eventos culturais;
- Evento de Educação Física;
- Evento “Repensando e Agindo”;
- Exposições de trabalhos;
- “Feira do Conhecimento”;
- “Festa da Música”;
- “Olimpíada de Matemática”;
- Peças teatrais;
- “Semana da Francofonia”;
- Visitas a centros históricos ou museus.
Orientação Educacional
A Orientação Educacional integra a Equipe de Direção do Colégio e desenvolve ações desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Trabalha em uma abordagem sistêmica no currículo escolar, atendendo à demanda da comunidade.
No Ensino Fundamental II, as ações desenvolvidas são as seguintes:
- Observação e acompanhamento do aluno em seu desenvolvimento acadêmico e social no grupo escolar;
- Contato e entrevistas com os alunos, inspetores, professores, profissionais afins e demais segentos e instituições que acompanham a vida escolar do aluno em situações específicas ou em atividades previstas no calendário escolar;
- Realce ao trabalho dos representantes de turma nas suas diversas atribuições perante o grupo e a instituição e representação desse trabalho pela Orientação Educacional, nos Conselhos de Classe;
- Realização de projeto específico e interdisciplinar da grade curricular com ênfase na adaptação do aluno ao novo segmento, na organização e em seu autoconhecimento e na ampliação de novas amizades, em um novo contexto e convívio (6º ano);
- Com encontros mensais, previstos na grade curricular, os alunos têm a oportunidade de discutir sobre o desempenho na série e, eventualmente, sobre questões de interesse geral relativas ao desenvolvimento da faixa etária. Nessas ocasiões, são abordadas, ainda, questões geradoras da possibilidade de um trabalho participativo com as demais disciplinas. Professores, inspetores e famílias compõem os demais segmentos envolvidos no projeto (7º ao 9º ano).