Capa  / Institucional

Institucional

A história do Colégio Franco-Brasileiro se inicia em 13 de novembro de 1915, quando M. Alexandre Brigole fundou, na Rua do Catete, nº 315, o Lycée Français, com 200 alunos. A nova instituição visava atender aos filhos de famílias francesas residentes no Rio de Janeiro e a integrar os laços entre as duas nações, Brasil e França.

Como dizia, há quarenta anos, o Dr. Renato Almeida sobre o Liceu, "a poesia esteve ao lado do seu berço", já que nasceu sob os auspícios do poeta Paul Claudel, na época, Ministro Plenipotenciário no Brasil.

Recebia, depois, muitos melhoramentos e, nos anos seguintes ao de sua criação, M. Brigole convocou pessoas interessadas na existência de um colégio que divulgasse a cultura e o pensamento francês no Brasil. Surgiram, dessa forma, os membros fundadores e benfeitores, cujos nomes ilustram hoje o "hall" de entrada deste prédio.

Crescia o Liceu. Como as primeiras instalações se tornassem insuficientes e o internato que, posteriormente, foi criado na Gávea tivesse sido desaconselhado por sua distância, adquiriu-se o terreno da Rua das Laranjeiras, lançando-se a pedra fundamental da nova construção em novembro de 1922. Em fins de 1926, M. Brigole deixava o Liceu, assumindo a direção M. Alfred Forrestier e o Dr. Renato Almeida. Passando por momentos difíceis e por outros melhores, aumentava o seu contingente de alunos e seus espaços complementares. Firmava-se como instituição de excelência no ensino e rigor na disciplina, sob eficiente condução pedagógica.

Em 1936, M. Aristides Pouchot-Lermans responsabilizou-se por esta Casa, investindo os recursos obtidos no seu desenvolvimento. Por muitos anos, esteve ele à frente deste Estabelecimento que, a partir de 1943, passou a chamar-se Colégio Franco-Brasileiro. Falecendo M. Pouchot-Lermans, em 1977, o Colégio, na ocasião uma sociedade sem fins lucrativos, ficou sob a responsabilidade de Mme. Huguette Pouchot-Lermans Fraga, a qual, em homenagem e consideração ao pai, manteve princípios e linhas de ação muito semelhantes aos dele.

Neste histórico, é muito importante lembrar que, de 1936 a 1983, conviveram neste espaço, com autonomia pedagógica, mas unidade administrativa, as seções francesa e brasileira, sempre se distinguindo o Franco pelo cuidadoso e exigente preparo dos alunos e pelo brilhantismo de seu corpo docente.

A partir de 1984, a seção francesa deixou esta casa e instalou-se na Rua Pereira da Silva, também em Laranjeiras.

Além das já citadas, é marcante na história do Franco-Brasileiro a atuação de D. Eliana Riquet que, por décadas, trabalhou nesta Instituição como professora e diretora. Firmeza nas atitudes e exigência na qualidade do ensino se podem reconhecer nos seus anos de trabalho. À D. Eliana sucedeu a Profª Celuta Reissmann, em fevereiro de 1992. De lá para cá, esta Direção tem preservado a excelência do ensino nos diferentes níveis, os fecundos laços entre as culturas da França e do Brasil, o dinamismo dos projetos educacionais, dando continuidade aos valores que construíram esta casa de bem educar. Criatividade, implementação de novos projetos, mais diálogo com as famílias e afetividade vêm caracterizando esta competente gestão, o que se mostra no resultado dos vários concursos por que passam nossos alunos.

Nosso Presidente, Prof. Júlio Lopes, entende que é preciso preservar a tradição de excelência no ensino e, por isso, o Franco continua sendo uma instituição séria na sua proposta de ação, preocupada com as exigências dos novos tempos, rica no entendimento da educação como condição para a vida saudável e criativa em sociedade.

Que assim prossiga por longo tempo!

O Colégio Franco-Brasileiro funciona em dois turnos, abrangendo da Educação Infantil à 3a série do Ensino Médio/Vestibular.

No 1º turno (das 7h às 11h55 ou 12h40), frequentam o Colégio os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e, ainda, os alunos do Horário Integral.

No 2º turno (das 13h às 17h30), frequentam o Colégio os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, além daqueles que retornam para diversas atividades curriculares e/ ou extraclasse.

A Direção Pedagógica conta com a colaboração de uma equipe Técnico-Pedagógica, composta de Coordenadores, Supervisores e Orientadores, que articulam os segmentos, séries e áreas através de uma proposta pedagógica interdisciplinar, que prevê ainda uma avaliação institucional constante e diagnóstica da nossa realidade.