Capa  / Notícias  / Semana de Informação Profissional - 03 a 07/07/17

Semana de Informação Profissional - 03 a 07/07/17

Uma semana diferente na escolaridade dos alunos do 9° ano do EF II à 3ª série EM. Inaugurando-a, o evento de segunda-feira trouxe ao Colégio ex-alunos que concluíram o Ensino Médio em anos anteriores e que apresentaram, para uma plateia de estudantes da 1ª à 3ª série, em dois horários (antes e após o recreio do turno), suas experiências no EM e na universidade.

Todos esses jovens (alguns já atuando no mercado e outros em fase de estágio) que aqui voltaram relataram a necessidade de se escolher a carreira com base na verdadeira vocação e do preparo consciente para ela. Destacaram também aspectos importantes da vida universitária, fazendo paralelos consistentes sobre as exigências dos dois ciclos de escolaridade e sua vivência deles. Certos relatos de experiências pessoais impressionaram e até mesmo comoveram a todos os presentes ao Auditório.

De maneira geral, os nossos alunos atuais os ouviram bastante interessados. Esse testemunho de jovens mais maduros pode, de fato, influenciar positivamente os estudantes mais novos, no sentido de cursarem o EM com mais consciência e esforço, com vistas ao seu futuro.

O 2° dia da Semana, terça-feira, trouxe ao Colégio representantes de várias instituições de ensino superior do Rio de Janeiro e organizações que atuam com intercâmbio, os quais, em seus "stands", montados no pátio coberto, atenderam à visita e consulta dos alunos do EM, interessados nos vários cursos oferecidos.

Estiveram presentes a Daqui pra Fora, ESPM, Estácio, Facha, Faculdade São Camilo, Escola Nacional de Seguros, FGV, IBMR, Ibemec, USU, UVA, Education USA.

O 3° dia, quarta-feira, foi de palestras muito atrativas, num total de 60, feitas por professores de muitas das instituições que nos visitaram, por alguns dis nossos professores e também por profissionais atuantes no mercado de trabalho.

Os alunos, segundo seu interesse, puderam, então, nas salas do EM, ouvir desses especialistas informações importantes relativas à carreira e ao mercado.

O 4° dia, quinta-feira, foi a vez do projeto "Profissão Professor", quando nossos estudantes, muito curiosos, estiveram atentos aos depoimentos de seus professores sobre os motivos de sua escolha profissional e os dados relativos ao exercício da carreira. É esse sempre o momento em que têm a oportunidade de conhecer mais humanamente aqueles com quem convivem numa relação cotidiana de mestre-aluno.

No último dia, sexta-feira, desenvolveu-se o projeto "Oficinas". Com a participação dos alunos da 2ª e 3ª séries do EM, realizaram-se 26 oficinas ministradas por profissionais de várias áreas do conhecimento e do trabalho, inclusive por professores do Franco.

Essa iniciativa, constante do nosso calendário anual, representa um grande apoio do Colégio aos alunos num momento de decisão a respeito de seu futuro pessoal e profissional. E ela vem se enriquecendo a cada edição.  

  • 11/07/2017