Capa  / Notícias  / Projeto Literatura/História da Arte - 3ª série EM

Projeto Literatura/História da Arte - 3ª série EM

A arte na vida e a vida na arte. A busca da abolição de fronteiras entre as duas instâncias - arte e vida -, que fundamenta as desconstruções operadas pela arte moderna, motivou-nos a traçar o histórico dessa ruptura. Assim, pensando na complementação dos conteúdos de Literatura desenvolvidos no 1° semestre, promovemos a aula interdisciplinar Literatura/História da Arte, ministrada pela Profª Elaine Sousa, na tarde de quinta-feira, 06/07, para as três turmas da 3ª série do EM, reunidas no Auditório da escola.

Já no final do século XIX, os artistas vinham apontando os novos rumos que a arte do século XX iria tomar. Naquele ambiente conturbado, onde eclodiriam as duas grandes guerras mundiais, os elementos da linguagem visual - cor, linha, forma - foram ganhando força expressiva e uma nova arte, totalmente liberta das amarras tradicionais, conquistaria cada vez mais espaço. Expressionismo, Fauvismo, Dadaísmo, Surrealismo, Cubismo, Futurismo, etc, são alguns dos movimentos vanguardistas daquela época, analisados nesse encontro.

A conquista da liberdade artística representou um enorme ganho para a nossa civilização! Refletir sobre isso significa ampliar, cada vez mais, o universo cultural dos nossos alunos.

Para esses jovens que estão conhecendo o Modernismo literário, nada mais fecundo do que unir às experimentações da linguagem da poesia e prosa modernistas as descobertas e avanços na linguagem das artes visuais, ampliando o leque de conhecimento e reflexão estética.

Foi, de fato, uma rica e prazerosa experiência!

• 03/08/2017