Capa  / Notícias  / Franco: 102 anos

Franco: 102 anos

Nos 102 anos do Franco, uma semana de comemorações!

No dia 13/11, data que marca a fundação do Liceu Franco-Brasileiro, ocorreu a inauguração do "Espaço Memória Professor Aquino", na Biblioteca do Colégio. A singela cerimônia contou com a presença de familiares do estimado professor de História, da arquivista, que trouxe o rico material, além de membros da Equipe de Direção, do CDM, da Biblioteca e de professores. A Diretora Celuta relembrou a presença marcante e gentil do mestre Aquino durante os muitos anos em que trabalhou nesta casa. Uma de suas filhas leu uma comovente carta, comprovando o carinho e o forte laço que unia o professor à nossa Instituição. Foi uma manhã de boas e memoráveis emoções.

Na tarde do mesmo dia, os alunos, trajados com as cores da França, coloriram o Colégio de "bleu, blanc, rouge". Fotos coletivas registraram esse momento tão especial! Na hora do lanche, em torno de um bolo, todas as turmas cantaram "parabéns" para o Colégio, com grande animação. Os alunos do Horário Integral, na parte da manhã, também comemoraram, cantando o hino da França e confeccionando um "bolo decorativo" com materiais reaproveitados.

No dia 14/11, foi exibido aos alunos da 2ª série EM, no Auditório do Colégio, o filme do diretor Jorge Furtado, "Quem é Primavera das Neves". Quanta vida, quantas lições, quanto aprendizado e quanta sensibilidade cabem em um documentário? E em uma escola? Foi, de fato, uma manhã muito especial! Numa roda de conversa, ao estilo Cine Franco, professores, alunos e a representante do CDM se emocionaram muito com a presença de Eulalie, nossa convidada especial, ex-aluna do Franco e grande amiga da protagonista da história.

No dia 16/11, foram entregues as premiações do Concurso Literário, das Olimpíadas de Matemática e do Consurso de Desenho. Alunos do EFII e EM subiram ao palco do Auditório, sob os aplausos de seus familiares, consagrando habilidades diferenciadas.

No dia 17/11, foi a vez de os alunos do EFI serem condecorados com os Certificados do Consurso de Poesia e da Olimpíada de Matemática. Orgulhosos, os familiares marcaram presença e registraram esse momento tão especial.

Um animado "Show de Talentos" reunindo professores e alunos (do 6° ano EF II à 3ª série EM), em números musicais de canto e dança, ao som de instrumentos tocados pelos estudantes, na tarde do dia 18/11, fizeram parte das comemorações dos 102 anos do Liceu que, fundado em 1915, até os dias de hoje segue ampliando aprendizados, difundindo cultura e transformando vidas.

G​​​aleria de imagens

• 23/11/2017