Projeto Litro de Luz no Novo Ensino Médio
Uncategorized
Projeto Litro de Luz no Novo Ensino Médio

Vamos compartilhar mais uma atividade pautada em Mediação e intervenção sociocultural. Segundo portaria do MEC, neste eixo, privilegia-se o envolvimento dos estudantes em campos de atuação da vida pública, por meio do seu engajamento em projetos de mobilização e intervenção sociocultural e ambiental que os levem a promover transformações positivas na comunidade. O professor Marcelo Ferro, ao longo das aulas de aprofundamento em Ciências Humanas, buscou despertar o olhar empático e colaborativo através de encontros com ONGs que atuam de múltiplas formas como, por exemplo, a Litro de Luz.

Sensibilizados com a falta de iluminação ou a iluminação precária dentro das casas da população de baixa renda, nossos estudantes compreenderam como essa questão impacta a rotina de milhares de brasileiros em todas as faixas etárias. Com a mão-na-massa, interpretando manuais e com o apoio do time pedagógico, os alunos aprenderam também como desenvolver a solução: construíram lampião solar e poste solar a partir de materiais simples como garrafas PET e canos de PVC.

Experiência inesquecível, não é mesmo?

A falta de iluminação ou a iluminação precária dentro das casas (com uso por ex. lampião à querosene ou vela) dificulta o estudo das crianças, o trabalho (costurar até mais tarde, fazer farinha com mais qualidade etc.), a realização de atividades básicas com mais conforto e segurança (como jantar, encontrar um remédio, amamentar, ler, andar), além de gerar risco de incêndio e, no caso do Candeeiro (lampião à querosene), fazer mal à saúde e ser poluente.

O Litro de Luz utiliza materiais simples para tornar a iluminação solar acessível para a população de baixa renda, levando luz para a vida daqueles que ainda não têm acesso adequado à energia elétrica. Capacitamos os moradores para a instalação, replicação e manutenção da tecnologia. As tecnologias são feitas de materiais simples como cano PVC e garrafa PET e são a base de energia solar.

Mais informações no site: https://www.litrodeluz.com/

prev
next
Open chat